No último vídeo da série “Meu Voto Importa”, o Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chamou atenção para as notícias falsas e o quanto elas são prejudiciais ao processo democrático. Desde o dia 15 de outubro, foram divulgados vídeos semanais com orientações para os cristãos em vista das eleições municipais deste ano, marcadas para o próximo domingo.

“Faltando poucos dias para as eleições municipais é muito importante estarmos atentos para não sermos enganados”, reforça o Regional sobre as “fake news”, notícias e informações falsas ou descontextualizadas que podem atrapalhar na compreensão da realidade e na escolha dos candidatos durante as eleições.

No vídeo feito em formato de animação, são retratadas algumas situações em que notícias falsas são compartilhadas pelas redes sociais sem que alguns cuidados sejam tomados, como verificar a fonte da informação. O bispo de Joinville e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, dom Francisco Carlos Bach, participa da animação, dando voz ao personagem do bispo. Ele orienta sobre seis mitos que devem ser esquecidos pelos eleitores:

6 mitos sobre eleições que você precisa esquecer

* Voto em branco vai para quem está ganhando;
* Maioria de votos nulos pode anular eleição;
* Nas eleições para vereador e deputado, quem tem mais votos é eleito;
* Depois da eleição é possível saber em qual candidato o eleitor votou;
* Quem não votou na última eleição não pode votar;
* Ninguém pode ser preso durante as eleições.

A série de cinco vídeos foi construída a partir de um documento com orientações que refletem sobre política e Igreja, o papel do eleitor consciente e o combate às notícias falsas. O material oferecido pelo Regional Sul 4 para as dioceses de Santa Catarina, pretende colaborar com os cristãos católicos no discernimento e escolha dos candidatos que concorrem às Eleições Municipais 2020. O material pode ser baixado aqui.

Confira o último vídeo da série:

Via CNBB

Deixe seu Comentário